Durante
toda a história das comunicações, as tecnologias avançaram focadas na
necessidade de um único emissor, ampliando cada vez mais o alcance e a audiência de receptores.
Rádio, TV,
Carta, Telégrafo e Páginas Estáticas da Internet foram veículos de mão única,
onde um único emissor produzia conteúdo para outros receptores.
A “quebra
de paradigma” e as características web
2.0 representam exatamente o oposto: são sites e páginas dinâmicas, produzidas
por vários emissores e acessadas por vários receptores.
Orkut, YouTube, Twitter e
outros são exemplos de aplicações montadas para levar as opiniões, vídeos e
conteúdos de vários emissores a um único receptor ou mais.
A principal
caracteristica web 2.0 é a possibilidade de interagir grupos e pessoas entre
si. Tornar-se o centro das atenções pela relevância do seu conteúdo, e não pelo seu poder
de emissão.
Os
tradicionais veículos de comunicação estão perdendo espaço dia após dia para a
web 2.0. As características web 2.0 é se envolver com o público. É opúblico
interagindo com os seus semelhantes.
A velocidade
com que estes tipos de sites e
comunidades estão crescendo é impressionante.
Se tomarmos
por base os Estados Unidos, verificamos que 55%
dos entrevistados não assitem
programas de TV na televisão. 70% das Crianças com menos de 11 anos não
utilizam a televisão.
Por fim,
estamos próximos da era da
eficiência. A verdade nua e crua. Empresas que tratam mal os seus
consumidores serão reveladas em Blog´s e páginas da Internet.
As
características web 2.0 são:
–
Transparência e verdade;
– Vários
emissores, vários receptores;
– Possibilidade
de interação entre os usuários do meio;
– Várias
fontes de opinião = mais confiança.
Veja
abaixo o universo 2.0 na Internet:
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário