Tim O’ Reilly,
conceitualiza, a Web 2.0 como sendo a 2ª geração de comunidades e serviços
baseados na plataforma Internet. A Web 2.0 deixa de ter uma característica estática, e torna-se dinâmica, interativa, flexível para os conteúdos e
publicações, podendo ser editada tanto por profissionais da área como pelos
próprios usuários. Mas a principal característica da Web 2.0 é o aproveitamento
da inteligência coletiva, baseada em uma rede de informações onde cada usuário
passa a ser produtores de conteúdos. Um exemplo claro dessa característica é a Wikipedia, onde cada um tem a oportunidade
de adicionar informações livremente.
Colaboração é a palavra-chave da Web 2.0, é possível não apenas acessar
o conteúdo, mas também transformá-lo, “reorganizando, classificando,
compartilhando” e, principalmente, possibilitando a aprendizagem cooperativa,
conceituada por Pierre Lévy, como Inteligência Coletiva. Com o uso da Web 2.0
na educação, o professor deixa de ser o detentor do saber e transmissor de
conteúdos, passando a ser o facilitador, aquele que estimula nos alunos a
cultura de produzir e debater idéias. Há várias ferramentas Web 2.0 que podem
ser utilizada para ampliar a capacidade dos alunos, por exemplo, uso do Wiki,
Blogs, podcast que estimula a possibilidade de troca de conhecimento, pesquisa,
debate, escrita; onde o aluno passa a ser um agente pensante. E o professor por
sua vez terá a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difíceis de
serem identificados em sala de aula, como a capacidade de elaboração de texto
pelo aluno.
Um Wiki bem elaborado, pode ser utilizado como uma ferramenta de
pesquisa para ingresso de alunos futuros na escola, tornando-se uma rede de
comunicação.
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